Projeto Mão na Roda

Projeto Mão na Roda

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

"How Humor Keeps You Well"

Craig Hassed, autor do livro "How Humor Keeps You Well"

Os funcionários conversam animadamente, rindo sobre um assunto que surgiu durante o almoço. Mas é só colocar o pé no escritório para que o riso acabe, a conversa cesse e todos comecem a trabalhar silenciosos e carrancudos. Se depender das mais recentes pesquisas sobre motivação, esse ambiente de trabalho está com os dias contados.
O riso, que antes podia ser encarado como motivo de distração e falta de profissionalismo, agora é visto como uma forma de reduzir as tensões no ambiente de trabalho. Mas não só: segundo os especialistas, o ambiente alegre, com espaço para descontração e brincadeiras, aumenta a comunicação entre as pessoas, que se sentem mais confiantes para trabalhar, opinar e trazer boas idéias para a solução de problemas.
A principal razão para tantos efeitos positivos é simples: o riso tem efeitos diretos sobre o cérebro e a percepção da pessoa, uma vez que faz com que o organismo produza endorfina, hormônio relacionado ao prazer e resistência à dor. Segundo dados da pesquisa "How Humor Keeps You Well", conduzida pelo psiquiatra norte-americano Craig Hassed, o riso tem um importante papel na redução dos hormônios envolvidos na fisiologia do estresse, melhorando a intensidade e realçando a criatividade das respostas. Ainda segundo a pesquisa, pessoas que riem e se divertem são em geral mais saudáveis e capazes de sair de situações de estresse com facilidade.
Os efeitos psicológicos do riso e da descontração também são vários. Quando a pessoa sente que existe espaço para relaxar e se expressar melhor, fica mais confiante e integrada ao trabalho e à equipe. A pessoa passa a associar o ato de trabalhar como um ambiente social positivo, o que diminui o absenteísmo (a falta de assiduidade) e o sofrimento com a necessidade de estender a jornada de trabalho nas ocasiões em que se faz necessário. Sem falar que um chefe bem humorado parece bem menos ameaçador e torna-se mais acessível, o que só traz benefícios à produtividade e comunicação interna na empresa.
Mas quando o bom-humor não reina, os "sintomas" dentro do ambiente de trabalho são para lá de negativos. Para prevenir, saiba identificar o mau-humor na empresa:
1) As pessoas não se cumprimentam além do estritamente necessário;
2) Há grande perda de tempo para se explicar situações que já foram superadas;
3) Surgem "vingancinhas" entre os colaboradores, ou entre o chefe e sua equipe;
4) Aumenta a competitividade interna e o jogo do "ganha-perde" dentro da empresa;
5) Surgem "panelas" dentro dos setores;
6) Aumentam as faltas e as ausências por idas ao médico;
7) Nos eventos coletivos (festa de final de ano, aniversário da empresa), há um grande número de ausências;
8) Queda significativa de produtividade;
9) Isolamento físico: as pessoas não trocam abraços, evitam o contato visual e não trocam expressões de cumplicidade.

Já num ambiente de trabalho "bem-humorado", fica fácil identificar as vantagens:
1) Há melhora na produtividade, na qualidade do trabalho em equipe e na percepção positiva do ambiente;
2) O estresse negativo diminui;
3) As pessoas ficam mais tolerantes a mudanças;
4) Há um aumento no número de colaborações positivas;
5) Os treinamentos são mais efetivos e o conteúdo permanece vivo no dia-a-dia das pessoas;
6) O pensamento criativo é acelerado, gerando solução de problemas;
7) O convívio entre chefes e subordinados é mais positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário